Kosztolányi Dezső e as cores do verso

Sziasztok!

Fui alertado ontem por um post do @molyhu no twitter que amanhã, 29 de março, completa-se 132 anos do nascimento de Kosztolányi Dezső, sobre quem, talvez alguns lembrem, já postei coisas AQUI e AQUI.

O @molyhu, como geralmente acontece, continha um link pro site @cultura.hu, e lá dei de cara com o poema Mostan Színes Tintákról Álmodom, de 1910. Então hoje de manhã, como forma de me juntar à comemoração, e também de matar saudades do blog, resolvi arriscar uma versão pessoal, que não pretende ser, nem tradução literal, nem recriação poética dos versos de DK, mas algo talvez intermediário, do jeito que consegui fazer meio intuitivamente e em pouco tempo (assumindo o risco inerente à pressa, risos). E ei-lo aqui:

ESSES DIAS TENHO SONHADO COM TINTAS COLORIDAS

Amarelo é a mais bela. Para escrever

muitas-muitas cartas a uma menina,

a uma menina a quem quero bem.

Para traçar labirintices, letras japonesas,

e um lindo pássaro em arabesco.

Quero ainda muitas tintas coloridas,

bronze, prata, verde, ouro,

quero ainda mais, uma centena, mil,

quero mais, quero um milhão:

lilás-brincalhão, cor-da-pele, cinza-mudo,

comportadas, amorosas, brilhantes,

mas também o violeta triste,

marrom-tijolo e azul, desde que seja claro

como a sombra colorida no vidro da porta

vista da soleira num meio-dia de agosto.

E quero ainda um vermelho-flamejante,

cor de sangue, como um poente zangado,

para escrever, escrever sempre-sempre.

Com azul, à irmãzinha, com dourado, à minha mãe,

dourado-fogo, palavra-dourada, como a madrugada.

E não me cansaria, escreveria sempre

numa velha torre, incessantemente.

Como eu seria feliz, meu Deus, tão feliz.

Quero enfeitar com isso a minha vida.

(1910)

6 Comentários

Arquivado em Uncategorized

6 Respostas para “Kosztolányi Dezső e as cores do verso

  1. Vilma

    Seja bem-vindo novamente!

  2. José Carlos da Fonseca

    olá Chico sou de Ribeirão Preto SP preciso falar com você por favor

Deixe um comentário

