Sobre Fachadas ‘Subversivas’ na Era Kádár

3034541-slide-s-8-the-magnificent-facades-of-hungarian-cube-houses

Em seguida à Segunda Guerra Mundial, um tipo especial de habitação popular se proliferou na Hungria comunista: o cubo. Na reconstrução do país no pós-guerra o Cubo Húngaro, (Magyar Kocka*, em húngaro) tornou-se uma forma onipresente de arquitetura residencial padronizada. Uma das poucas maneiras que as pessoas tinham de personalizar essas casas como que cortadas com uma forma de fazer biscoitos era decorar suas fachadas.

No seu livro Hungarian Cubes: Subversive Ornaments in Socialism,  a artista germano-húngara Katharina Roters documenta o individualismo encontrado na ornamentação dessas casas, às vezes chamadas Kádár Kocka, ou Cubo Kádár, em referência ao líder comunista [pós-1956] Kádár János. A série de imagens começou em 2003 quando Roters mudou-se da Alemanha para uma pequena aldeia húngara. Ela começou fotografando as fachadas das casas locais, expandindo depois o projeto para aldeias em todo o país.

3034541-slide-s-7-the-magnificent-facades-of-hungarian-cube-houses

Suas fotos se concentram nos designs abstratos coloridos das fachadas dessas casas-caixotes. Roters apagou digitalmente fios de eletricidade, galhos de árvores e outros obstáculos visuais, permitindo que as formas geométricas apareçam na sua integridade arquitetônica. Vistas uma atrás da outra, as diferenças marcantes de cores e desenho surgem contra o pano de fundo da estrutura uniforme das casas. “Essa prática é uma subversão inconsciente que vai na contramão do conformismo visual coletivo doutrinado”, diz a artista ao site DEZEEN.

*Kocka se pronuncia /kótska/, já que a letra c tem som de ts, em magiar. Daí que Ferenc (Francisco) se diz /Férents/, e não /Ferenk/, como se ouve às vezes por aí 😉

O post acima é uma tradução feita por mim do artigo The Magnificent Facades of Hungarian Cube Houses, encontrado no site FAST COMPANY. Várias outras fotos ilustram artigo original, vale a pena conferir.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s