13/9 : dia da canção magiar

magyar dal napja poszter
Dando uma olhada indagora no terasz.hu, editado por Balogh Robert, que é autor de um conto publicado aqui, me dei conta de que hoje, segundo domingo de setembro, estão comemorando na Hungria o magyar dal napja.

Traduzindo na ordem original temos: “magiar canção dia-da”; dal = canção, /dól/, e nap = dia (mas também significa sol, o que pra mim faz muito sentido). O a final em napja, com a ajuda fonética de um j, pra soar /nópyó/, é a marca do possessivo, que como já se comentou antes, recai sempre na “coisa possuída” (embora muitas vezes também no “possuidor”, o que não é o caso aqui).

Mas enfim, a festança já começou desde a meia-noite do sábado com apresentação de DJs, e este ano rolam eventos em 22 locais diferentes, nove dos quais em cidades do interior. E em todos eles serão feitas homenagens a Cseh Tamás, que morreu recentemente.

Do dia da canção do ano passado peguei esse roquinho básico dos Pál Utcai fiúk (Meninos da Rua Paulo), que aliás eu nem conhecia : A bál = a festa / o baile. Quem não gostar da música pode até curtir o clima do concertão ao ar livre.

E pra gente não esquecer que os magiares originais vieram de algum lugar bem looonge, a linda voz da linda Herczku Ágnes numa toada de sabor asiático: Ha te tudnad, Se tu soubesses.
Os leitores mais antigos do blog já conhecem essa voz daqui.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “13/9 : dia da canção magiar

  1. Luemi

    Muito bom o post!
    Tem uma banda magyar que gosto bastante, o Quimby! Essa, pelo que sei, é a musica mais conhecida: http://www.youtube.com/watch?v=I_W_Xgt7QDw
    Vale a pena! 😀 Viszlát!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s