Piknik em Sopron, 20 anos atrás

A queda do Muro de Berlin começou na Hungria em agosto de 1989.

Fronteira Hungria-Austria, 1989

Fronteira Hungria-Austria, 1989

E a CNN lança este mês uma série de reportagens chamada “Hungary: Autumn of Change” dedicada aos eventos na Hungria em 1989 que marcaram o primeiro rompimento das cercas de arame farpado e dos muros com que os satélites socialistas da antiga União Soviética mantiveram seus cidadãos separados do resto da Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial.

O programa que foi ao ar hoje (10/9) lembrou a data histórica de 19 de agosto de 89, quando centenas de cidadãos alemães da DDR (Deustche Demokratische Republik, como se auto-denominava o estado socialista alemão oriental) que haviam se juntado num piquenique perto da cidade de Sopron, (pron: /shópronn/), na divisa com a Austria, forçaram a abertura das cercas e entraram na Austria dizendo tchau pro “paraíso” socialista tão decantado pelo poder emanado de Moscou.

A estratégia de fuga deu certo para as primeiras centenas de alemães que conseguiram atingir Sopron e a fronteira, pois os guardas húngaros foram pegos de surpresa e não se dispuseram a reprimir os que sonhavam com as liberdades individuais do mundo capitalista. Mas em seguida chegaram reforços militares húngaros e a passagem foi outra vez vedada.

gyor-moson-sopronSó que, como sabemos, demorou muito pouco até que as estruturas repressivas dos estados do leste entrassem em colapso, impotentes diante da força da maioria da população, sobretudo dos jovens sedentos de mudança e de arejamento dos ares mofados e cinzentos do “socialismo científico”.

Quem entende inglês deve ficar de olho nos outros episódios da série da CNN que irão ao ar durante este mês de setembro.

Sopron, Hungria

Sopron, Hungria

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Piknik em Sopron, 20 anos atrás

  1. Sopron é tb conhecida como a mais leal das cidades Hungaras em virtude do plebicito de 1921 quando por 65% dos votos a cidade escolheu permanecer fazendo parte da Hungria e não da Austria!

  2. FFF

    Estou lendo um livro muito bom (1989, de Michael Meyer) que fala, entre outras coisas, sobre as mudanças ocorridas na Hungria em 1989, e o importante papel do Nemeth. Parece ser um país interessante, carregado de histórias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s