zsönglőrködés… malabarismos da escrita magyar (1)

Teréz Körút 27

Teréz Körút 27

Vamos e convenhamos, a sopa de letrinhas e acentos da escrita húngara costuma causar indigestão a muita gente que se aproxima do idioma dos magiares pela primeira vez. Mas garanto, a azia passa logo, basta ir aos pouquinhos se acostumando com os ingredientes da receita. Ao final vão ver que, uma vez aprendidos, as letras e acentos do húngaro formam uma ortografia perfeitamente regular foneticamente, coisa que a nossa querida língua portuguesa está bem longe de proporcionar. Em húngaro todas as letras são pronunciadas, e sempre da mesma forma.

Em vez de fazer uma longa lista de letras e sinais, vamos tratar o negócio aqui homeopaticamente.

Pra começar, muito do que pra gente parece uma combinação de duas letras funciona no húngaro como uma letra só, com entrada diferenciada no dicionário e tudo mais.

É o caso do ZS, que começa a palavrinha comprida do título acima. O ZS é a última letra do alfabeto húngaro, que tem, não se assustem, 44 letras, e tem sempre o som de g em gelo, ou j em jeito.

Por exemplo, Zsír, que significa banha, sebo, mas hoje virou gíria de adolescente significando mais ou menos “sinistro”, ou “demais”, se pronuncia simplesmente “giir“, sendo que o erre final é como o dos paulistas, enrolado.

Perceberam que eu coloquei dois ii na pronúncia? Pois é, o í, acentuado, que tem em zsír também é uma letra à parte, é um i longo, e deve durar o tempo de dois i na hora da pronúcia, daí o… “giir

Porque vogal curta e longa em húngaro é negócio importante, esquecer isso pode dar confusão de entendimento.

Por exemplo, no citado “palavrão” do título zsönglőrködés, que significa mesmo malabarismo (e vem obviamente do francês “jongleur”, malabarista), aparecem ö e ő. Pros húngaros elas são duas letras diferentes, embora tenham o mesmo som, têm durações diferentes, ö é curto, e ő é longo. O som delas é uma espécie de  “êô” dito fazendo leve bico com os lábios, como o “eu” de “feu”, fogo em francês, só que um curto e um longo.

O n é sem mistério, o g tem toda vida, sempre, som de g em galo, e gol, o l é também como o nosso, o k é sempre o som de k mesmo, ou c em casa, o d é igualzinho ao nosso.

Fica faltando o é, que também é letra à parte, e representa o som de ê, nosso, sendo longo, como em êêpa, que é isso! E o s, que em húngaro representa sempre o som de ch em chave, ou chuva, ou de x em xadrês.

O famoso Puskás, ídolo da gloriosa seleção húngara dos anos 50, para os húngaros é “Pushkásh”

Então o dragão virou quase uma lagartixa… zsönglőrködés se pronuncia marromeno como… jêôn-glêêôr-kêô-dêêsh, só que fazendo biquinho francês para as três primeiras sílabas.

Fora esses sons feitos com biquinho, não há nenhuma pronúncia complicada em húngaro pra quem fala português.

Depois veremos mais sopa de letras à Budapeste. Aliás, sopa em húngaro é leves (lévesh), fácil e geralmente deliciosa. A minha favorita sempre foi gombaleves, sopa de cogumelos… ah, saudade!

Abraços,

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “zsönglőrködés… malabarismos da escrita magyar (1)

  1. Nelson

    To adorando tudo, Chico. Com sua didática, fica facim compreender todos aqueles acentos. E eu acho que conheço aquela porta na Teréz Körút.

  2. Rui

    … dizer que a Hungria está tão longe como a sua língua, só nos pode obrigar a viajar e visitar os seus arteiros e reconditos sabores e prazeres, ou na sua impossibilidade, visitar este belo pasquim de fina cultura.

  3. Parabéns pelo site. Estou conhecendo o idioma húngaro agora pois estou atrás da minha cidadania húngara e preciso saber me comunicar em uma entrevista com o consulado.
    Estou vendo post a post e tem sido muito legal

    • Chico Moreira Guedes

      Caro Felipe, ezer (mil) desculpas pelo atraso em postar sua mensagem.
      Não sei bem como mas ela se perdeu na minha caixa de entrada e eu a encontrei agora por acaso.
      Muito obrigado pela suas palavras gentis, e boa sorte com a sua entrevista no consulado.
      Abraço,
      Chico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s