nomes invertidos

Um dado importante sobre os nomes húngaros: o sobrenome antecede o nome. Sempre. Na escrita e na fala, não interessa, a ordem é primeiro o sobrenome, depois o nome de batismo. Assim, as três cantoras do clipe que juntei ao primeiro post, Herczku Ágnes, Bognár Szilvia e Szaloki Ági seriam, na ordem ocidental,  Ágnes Herczku, Szilvia Bognár e Szaloki Ági.

Há tradutores e editores, talvez a maioria, que gostam de aportuguesar, ou ocidentalizar, melhor dizendo, a ordem dos nomes. Não é o meu caso. Aliás, estou explicando isso logo porque pretendo, aqui no blog, deixar sempre os nomes como eles são em húngaro.Vão se acostumando.

Meu amigo Orobej Norbert, deBudapeste, me disse uma vez que a inversão que os não-húngaros fazem dos nomes húngaros o incomoda, sente-se estranho chamado de Norbert Orobej. Foi um mais um alerta pra mim.

Por outro lado, certamente há correspondência entre muito nomes húngaros e nomes ocidentais comuns, inclusive os portugueses. Claro que Szilvia é Silvia mesmo, inclusive pronunciado quase exatamente igual. A diferença é que, como em magiar se pronuncia todas as letras igualmente, fica “Silvi-a”, bem explicadinho, e o l é l mesmo, como o dos gaúchos da fronteira, portanto nada de “Siuvia” como nós dizemos na maior parte do Brasil.

Ágnes corresponde ao nosso Inês, mas o nome húngaro se pronuncia “Ágnésh”, com o a bem aberto. E Ági é a forma carinhosa, o “diminutivo” de Ágnes, tipo “Inesinha”.

Os sobrenomes em húngaro, como os nossos, muitas vezes derivam de nomes de profissões. Bognár, da Bognár Szilvia, por exemplo, significa fabriante de coches, carruagens, carroças. Szabó, outro sobrenome muito comum, significa alfaiate, o “Taylor”, dos anglossaxões (será que acertei com a nova ortografia?).

Outra fonte muito comum dos sobrenomes é o lugar ou região de procedência de algum velho antepassado. Esses sobrenomes são normalmente terminados em -i, que é um sufixo adjetivador, como os nossos -ense, -ano. Natalense em magiar é Natali, portanto.

Por hoje é isso.

Curtam aí um clipe dum gordinho cheio de suíngue, Molnár Ferenc, vulgo Caramel, que foi vencedor dum “Fama” húngaro chamado “Megasztar”, em 2005, acho. A música é Mennem kell, “Tenho que ir embora”, que o que tenho que fazer agora…rsrs

abraços,

Chico

About these ads

41 Comentários

Arquivado em Uncategorized

41 Respostas para “nomes invertidos

  1. Edu

    Esse cara tem um suingue bem latino não? Gosto demais dele.

  2. luoroz

    Olá estou em busca de um nome Húngaro para meu BB, eu gosto de Andras mas todos estão dizendo que a criança na escola irá sofrer, meu avô se chama Franjo eu adoro mas sei que também ira sofrer na escola, então resolvi pedir ajuda…
    Você pode me dar sugestões?
    bjs
    LuOroz

    • Chico Moreira Guedes

      Szia, LuOroz!
      bem vinda ao site. Entendo a dificuldade com os nomes, sobretudo porque a pronúncia em português geralmente não corresponde em nada à do magiar. András (pronunciado Ondráásh, em magiar) é um lindo nome realmente, mas os brasileiros dificilmente pronunciariam corretamente, não é? Imagine Balázs (Bolááj), Csaba (Tchoba), e Béla (Bêêla)? risos
      Entre as outras alternativas István (pron. Íshtváán),e quem sabe Pál (Páál), me parecem dois dos menos “problemáticos”, digamos. Lembrei agora também de Attila (Ót-tila), um belo e muito querido nome entre os húngaros, que gostam de se imaginar primos dos hunos. O que você acha deles? Puszi (beijo)

      • OLÁ CHICO!!!!! DEPOIS DE MUITO PROCURAR, ENCONTREI ÁLGUEM QUE PROVAVELMENTE SÁIBA INFORMAÇÕES SOBRE O SOBRENOME DA FAMÍLIA DE MEU MARIDO. SÃO OS ÚNICOS (SEGECS) DO BRASIL E TAMBÉM TEM SOBRENOME KOLVACS. ELES DECENDEM DE HUNGAROS E TCHECOS, SE TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO, FICAREI GRATA, POIS A BIZA DELE TINHA CRISTALERIA ANTES DA GUERRA E OS ALEMÃES A TIRARAM, GOSTARIA MUITO DE SABER A ORIGEM DELES POIS NÃO TEEM CONTATO COM POSSIVEIS PARENTES NA HUNGRIA E REPÚBLICA TCHECKA.GRATA… POR HORA NEYDE SEGECS

      • Chico Moreira Guedes

        Olá Neide, bem-vinda! Que bom que vc está descobrindo coisas que procura sobre suas origens centroeuropeias.
        Kovács (pronuncia /kóváátch/ significa ferreiro, serralheiro, e como muitos sobrenomes tem origem na profissão de algum antepassado.
        Como estou de viagem esta semana até meados de julho, infelizmente estou sem tempo pra lhe ajudar agora.
        Qualquer coisa entre em contato noutra ocasião. Abraço, Chico

  3. Leila Lukács Salvado

    Olá, tenho descencência hungara e gostaria de saber se me podes ajudar a ter uma lista bem elaborada de nomes hungaros femininos e seus significados ?! obrigada beijinhos

    • Chico Moreira Guedes

      Szia, Leila! bem-vinda ao HM.
      Até onde eu sei, em geral são os sobrenomes que têm significado ‘externo’ mais definido, muitas vezes ligados a profissões (Szabó = alfaiate, Kovács = ferreiro), lugares de origem (Német = alemão, Lengyel = polonês, Kosztolányi = de Kosztolány, Segesvári = de Segesvár (hoje Sighisoara, na Romênia)), além dos muito comuns Kiss = pequeno, e Nagy = grande, quase equivalentes aos nossos Silva e Souza.
      No caso de nomes próprios, há, como aqui, muitos nomes de santos/as e de heróis/heroínas históricos ou mitológicos. Muitos têm origem claramente comuns à tradição européia (Éva, Szilvia, Mária, Erzsébet /érjêêbet/ = Elizabeth, Ágnes /áágnesh/ = Inês, Orsolya /órshóya/ = Úrsula) e há também nomes de flores (Ibolya /ibóya/ = violeta, Margit /morgit/ = margarida).
      Se vc fizer uma lista de mais nomes junto aos seus parentes húngaros a gente pode pesquisar na internet e descobrir significados especiais)
      beijos
      chico

      • Leila Lukács Salvado

        Oi Chico
        Obrigada pela resposta rápida, vives na Hungria é?
        É a terra da minha mãe, Erszibét. Ergsi para os amigos.
        Eu já não falo quase nada de húngaro pois vivo em Moçambique e a minha mãe p praticar o português falava comigo e com o meu irmão em português. Mas estou grávida então quero, se for menina, dar um nome húngaro, como homenagem á raiz da minha mãe. Estava a pensar em dar o nome de Yrene, nome da minha avó húngara. Mas gostaria de ter mais nomes hungaros femininos, talvez goste de outros. Era isso que queria que me ajudasses…?!
        beijinhos

  4. Chico Moreira Guedes

    Szia, Leila!
    Não, moro em Natal, Brasil. A internet nos aproxima tão rápido que às vezes ainda me surpreendo, risos. Fico curioso sobre como vcs foram parar em Moçambique, um país que tenho muita vontade de conhecer.
    Mas vamos ao que você pediu. Além desses vários que eu já citei, seguem alguns nomes bonitos e mais exóticos, com a pronúncia aproximada entre barras : Tünde /tünndé/(esse ü é como o ‘u’ francês, se diz com um biquinho, e a sílaba forte é sempre a primeira em magiar). Esse nome deriva de tündér, a palavra para ‘fada’. Acho lindo.
    Ildikó /íldilkôô/ é um nome originado na mitologia germânica, e Enikő /eniköö/ (esse ‘ö’ se pronuncia como o francês ‘eau’, água) é, segundo a internet, um nome criado pelo poeta Vörösmarty Mihály baseado em ‘enéh’, que significa gazela.
    Acho que já tens uma lista razoável para escolher.
    Desejo-te uma gravidez feliz e saudável.
    bjs
    Chico

  5. Pedro henrique Silva Kruaks de Paula

    Olá pessoal,
    Meu sobrenome Kruaks é de origem húngara e gostaria de saber como posso tentar achar parentes na hungria e também se tem significado este sobrenome.
    Abraços

  6. Chico Moreira Guedes

    Oi, Pedro Henrique, obrigado pela visita.
    Confesso que nunca tinha me deparado com o seu sobrenome antes.
    Joguei agora no google e apareceu um possível antepassado seu chamado Kruacs József chegando a Ellis Island, ponto de entrada de emigrantes europeus, em Nova York, em 1906 a bordo do Slavonia. O documento indica que teria vindo de Gyetva, hoje Detva, na Eslováquia, que naquela época era parte do Reino da Hungria. Quem sabe aí haja uma pista pra vc seguir. O documento parece indicar etnia eslovaca, mas isso pode não ser definitivo.
    O link é http://www.ellisisland.org/search/viewTextManifest.asp?MID=06833972730039229952&order_num=1380301155&ORDER_ID=1600207668&LNM=LAZAR&PLNM=LAZAR&first_kind=1&RF=1891&pID=800187120005

    Boa sorte na sua busca.
    abraços

  7. Olá Chico,
    meu sobrenome é Kisberi,é de origem húngara. Eu e minha família estamos tentando descobrir a origem mais a fundo para quem sabe conseguirmos tirar nossa cidadânia.
    o sobrenome é do meu avô paterno que graças a Deus ainda está vivo. Não tenho muitas informações sobre o local onde ele nasceu e tudo mais, porque ainda não cheguei a conversar com ele sobre isso.Dei uma pesquisada no Google e a única coisa que achei além de meus familiares foi sobre uma raça de cavalos, que provavelmente o nome deve ter sido dado à raça pelos descendentes do meu sobrenome, mas não encontrei nada que possa comprovar isso.
    Poderia me ajudar com essa pesquisa?
    Fico aguardando!

    Obrigado.

  8. Chico Moreira Guedes

    Szia, Rodrigo, obrigado pela visita.
    Bom, não sou especialista em genealogia magiar, risos. Me parece que falar com seu avô é um ótimo ponto de partida.
    De cara, o que posso dizer é que sobrenomes terminados em “i”, como o seu, geralmente se referem a lugar de origem; se a pessoa é de Debrecen, por exemplo, ela é ‘debreceni’, de Budapest (grafia magiar), é budapesti. Pensando nisso, joguei Kisbér no google maps e deu uma cidadezinha de 5 mil e poucos habitantes a oeste de Budapest. Confira você mesmo. Acho que pode muito bem ser o lugar que deu origem ao seu sobrenome.
    abraço,

  9. No tempo da revolução meus avós vieram para o Brasil, vieram ai da Ungria o nome do meu avô é Francisco Bagdal e minha avó Veronica Nagy Bagdal eu queria saber muito sobre a minha geneologia.

  10. Fabiane Petrovics

    Olá Chico !
    Meu Bisavô veio ainda criança com os pais e irmãos da Hungria para o interior de SP, há muitos anos , infelizmente ele não é mais vivo, seu nome era Estevo Petrovics. Gostaria de ajuda para saber o significado do meu sobrenome e Petrovics e como ele é pronunciado de verdade, tbm gostaria se o senhor saberia me dizer em que região minha família hungara poderia viver na Hungria. Sou muito curiosa a respeito da origem da minha família, pretendo um dia fazer aulas para aprender a falar Manjar e visitar a Hungria !

  11. Chico Moreira Guedes

    Oi, Fabiane, bem vinda ao HungriaMania!
    Seguinte: Petrovics não é um nome especificamente magiar, mas sim de origem eslava, o que não quer dizer, é claro, que seu bisavô não fosse cidadão húngaro e falante do magiar, até porque o ‘cs’ do final mostra que o nome tinha sido magiarizado, já que o ‘cs’ tem som de ‘tch’ em húngaro.
    Então seu nome na Hungria será pronunciado ‘Petrovitch’.
    Esses nomes eslavos terminados em ‘vics’, ou ‘vitch’, ou outras variações parecidas, surgiram primeiramente como patronímicos; no seu caso, querendo dizer ‘filho de Pedro’, assim como Ivanovics seria ‘filho de Ivan, etc.

    Seu bisavô não deixou nenhuma anotação sobre em que parte da Hungria nasceu? Isso ajudaria a buscar mais dados sobre sua família, já que havia populações de origem eslava tanto no norte do Reino da Hungria, que virou Eslováquia, como a nordeste, uma pequena parte que hoje pertence à Ucrânia, e no sul, que hoje pertence à Servia, desde que a Hungria foi repartida em 1921 e ficou reduzida a 1/3 do seu território.
    abraço.

  12. Luiz A Spierk

    Gostaria de saber se meu sobrenome realmente é hungaro, pois pelo que me consta meu avô nasceu em Budapeste. Abraço
    Luiz Spierk

  13. Chico Moreira Guedes

    Oi, Luiz,
    Encontrei referência agora a um Spierk Pál (na nossa ordem de nome Pál Spierk) num documento legal da comarca de Kecskemét, uma bela cidade que fica 85km ao sul de Budapeste.
    Não me parece um nome originalmente magiar, mas talvez um nome de origem germânica magiarizado, pelo uso do K final, que é marca de plural na língua magiar. Mas há muitos húngaros com nomes de origem germânica, inclusive de famílias húngaras judias, que mantiveram seus nomes germânicos ou íidiches, enquanto outros ‘inventaram’ nomes magiares, em parte como resultado de pressões nacionalistas no século XIX.
    Em resumo, seu avô deve ter sido húngaro mesmo, embora com um sobrenome de origem aparentemente não-magiar.
    abraço,
    Chico

  14. Boa noite Chico!
    Meu nome é Luana Deki e tenho tentanto pesquisar sobre meu sobrenome.
    Conforme algumas tradições da minha família paterna Odilson Deki-> Orestes Deki-> Pedro Deki, alguns comentaram sobre a possibilidade deste sobrenome ser Ucraniano.
    Porém, navegando aqui na internet… acabei achando o site familysearch.org (obviamente deve conhecer), e vi sobre ter algo relacionado a Hungria…
    Gostaria de saber se já ouviu falar neste sobrenome lindo (=D) ou se sabe algum site ótimo que possa me mostrar algo para me aprofundar nas pesquisas!!
    Vi algo também com variações no final do sobrenome que é “ki” ser “cky” ou simplesmente “ky”.
    Obrigada desde já..
    Muito interessante seu blog viu!

    Deus abençoe!

    Luana Deki.

    • Chico Moreira Guedes

      Szia, Luana!
      Bem-vinda. E obrigado pelas palavras gentis.
      Nunca tinha ouvido o seu sobrenome. E pesquisando agora, o mais próximo que encontrei foi o nome de um famoso líder de orquestra de musica cigana húngara chamado Déki Lakatos Sándor (http://www.youtube.com/watch?v=nS9mHMACp_A), o que aportuguesando daria Alexandre Déki Lakatos. Isso abre a possibilidade de Déki ser um nome de origem ‘roma’, que é o nome da língua e da etnia que conhecemos como ciganos. Há muitos músicos na sua tradução familiar?
      É o que pude levantar agora.
      Abraço,
      Chico

    • fabianepetrovics

      Sim , meu Bisavô nasceu na Tatábanya

  15. Aii…. muito obrigada pela resposta!!

    Não somente músicos, mas sim para Artes em geral!!

    Vou aprofundar minhas pesquisas, obrigada!!

  16. Ola a todos!…gostei muito da página. Serei assídua. Bjos.

  17. Gostaria de saber sobre minha origem, meu avô se chamava Francisco Bagdal e veio da Hungria Minha Vó se chamava verônica Nagi Bagdal. Só que não sei nada sobre eles. Só sei que vieram da Hungria na revolução de 1932 chegaram ao Brasil. Sr. Chico se souber por favor me ajuda…

    • Chico Moreira Guedes

      Olá Renato, deculpe a demora, mas estou viajando no momento.
      Geralmente é difícil saber a origem de uma família apenas com o sobrenome. O que posso dizer é que o sobrenome da sua Avó em húngaro devia ser Nagy, pronunciado parecido com /nódj/ i(o som do gy em magiar é como um ‘djie’ suave, meio molhado, não é ‘djé’, por exemplo). Essa palavra quer dizer “grande”, e é um sobrenome muito comum na Hungria.
      Seus avós não diziam de que parte da Hungria eles tinham vindo?
      Quem sabe algum outro parente mais velho tenha essas informações…
      Abraço,
      Chico

  18. JOSE FRANCISCO HALCSIK

    PREZADO CHICO XARA.
    PARABENS INTERESSAR PELA CULTURA HUNGARA.
    SUGIRO SITES

    http://www.consulados.com.br/hungria/

    http://www.ahungara.org.br/info/1109/

    http://www.girafamania.com.br/girafas/lingua_hungaro.html

    http://www.facebook.com/pages/Casa-H%C3%BAngara-de-S%C3%A3o-Paulo/156481991035199

    OS AVOS DE RENATO (NAGY BUDAPESTE-HU) BAGDAL (?) SAO TAMBEM OS MEUS AVOS MATERNOS, E PATERNOS HALCSIK (TIMISSOARA-RU) KOVACS (DEBRECEN-)

  19. jose rafael bio

    Fiquei feliz por saber do se site e que sabe tanto da Hungria sou filho e neto deste povo alegre e forte. Abraços

    • Chico Moreira Guedes

      Szia José Rafael, desculpe não ter respondido antes seu comentário gentil. Obrigado pela visita e pela força. Abraço

  20. Vinícius Vieira Kadar

    ola Chico eu achei muito interessante o seu site q esclarece muitas dúvidas e curiosidades… e assim como a maioria dos q comentaram eu gostaria de saber algo sobre o meu ultimo sobrenome: Kadar q veio do meu bisavô q veio da Hungria fugindo da invasão da Romenia a sua cidade natal Arad hoje território romeno! o nome dele era Jorge Bellit Kadar se eu não me engano no segundo sobrenome e também gostaria de saber se com o meu sobrenome eu consigo cidadania hungara q dizem ser um sobrenome comum por lá… abraços e aguardo respostas!

    • Chico Moreira Guedes

      Szia, Vinicius, legal vc ter aparecido por aqui e curtido o que viu. Vc herdou um sobrenome muito famoso do seu avô (Kádár, no original: em húngaro o á é uma LETRA DIFERENTE do a, e representa um som totalmente diferente, e que causa dor de cabeça em brasileiros que tentam aprender o magiar :). A pronúncia é mais ou menos /káá-dáár/, com vogais longas e abertas, ao passo que ‘Kadar’ se pronunciaria /kódór/). Kádár János (João Kádár) foi o nome do líder comunista que assumiu o poder com o apoio dos soviéticos no final da malograda revolução liberalizante de 1956. Ele mandou na Hungria durante décadas, morrendo praticamente junto com o velho regime, em 1989.
      Quanto a questões de cidadania, não sei responder. Melhor consultar direto a embaixada ou um dos consulados da Hungria. Endereços aqui: http://www.consulados.com.br/hungria/
      Abraço,
      Chico

    • Chico Moreira Guedes

      Vinícius, esqueci de passar esse link (contribuição de Lia)
      que pode ajudar a tirar algumas dúvidas suas http://www.cidadaniahungara.com.br/onde-estudar-hungaro/

      • Vinícius Vieira Kadar

        ok muito obrigado pela atenção vou pesquisar mais afundo um primo de segundo grau meu q conviveu com o meu bisavô já falecido! me falou q o nosso sobrenome foi aportuguesado mais q ele ja foi escrito Kádár como você tinha falado e também já foi escrito Kädär! =) mesmo assim obrigado e agora pretendo aprender magyar com meu pai! heheh

      • Chico Moreira Guedes

        isso! boa sorte

  21. Jessica

    Ola… Boa noite! Achei esse site e achei incrivel! Sera que alguem pode me ajudar? Sou neta de hungaros, o nome do meu bisavo era joao kiss, e por um erro de passaporte o nome dos meus avos ficou kiche, meus avos eram primos e vieram criancas p o brasil, agora eles ja morrerao e nunca foram atras p corrigir o sobrenome, gostaria de saber qual e a origem e se ha possibilidade de eu ter parentes na hungria. Desde ja agradeco!

    • Chico Moreira Guedes

      Aliás, Jessica, não surpreende que a grafia do sobrenome do seu bisavô tenha sido corrompida pra Kiche, pois isso se aproxima muito da pronúncia magiar para Kiss, que, por sinal, é o sobrenome da conhecida atriz Cássia Kiss, neta de húngaro pelo lado paterno, segundo a Wikipedia.

  22. Jessica

    Boanoite! achei muito interessante esta pagina… Meu nome e Jessica Kiche, sou neta de hungaros, o nome do meu bisavô era João Kiss, meus avós maternos, por um erro de pronuncia no passaporte foram registrados como kiche, pois os dois eram primos e crianças, e se casaram aqui no Brasil, os dois ja morreram ja faz bastante tempo, e nunca foram atrás para consertar o sobrenome, gostaria de saber qual é a origem do meu sobrenome kiss e como eu poderia fazer para encontrar algum parente meu la na hungria, sempre tive essa curiosidade, mas não tenho referencias, será que alguem pode me ajudar??? Desde ja agradeço!

    • Chico Moreira Guedes

      Oi Jessica,
      Bem vinda ao blog.
      O sobrenome Kiss (pronuncia-se /kish/ com o ‘sh’ longo) não é incomum na Hungria. Pela semelhança com ‘kis’, que quer dizer ‘pequeno’, desconfio que tem nesse sentido a sua origem, mas é só um chute meu, baseado também no fato de que Nagy (pronunciado aproximadamente como /nódyi/), que quer dizer ‘grande’, ser praticamente um ‘Silva’ magiar, pela sua enorme ocorrência. Por ser um sobrenome relativamente comum, para encontrar possíveis parentes acho que vc teria que descobrir primeiro de onde seu bisavô veio exatamente. Eu não sou especialista em genealogia, mas com a informação da cidade de origem pode ser que mais algum/a leitor/a do blog possa lhe dar alguma dica. Abraço e boa sorte na sua busca. Chico

      • Jessica

        OK MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO… ACHEI MUITO BACANA SEU BLOG… VOU CONVERSAR COM MINHA MÃE PRA VER SE ELA SABE… SEI TAMBÉM QUE TEM MAIS PARENTES QUE ALÉM DE TER O SOBRENOME KISS TEM TAMBEM KOSTIKS NO SOBRENOME…. VOU VERIFICAR, E VOLTO A ESCREVER… ATÉ LOGO!

      • Chico Moreira Guedes

        De nada, Jessica.
        E mais uma vez obrigado pelas suas palavras gentis.
        Sds
        Chico

  23. Alexandre Pál

    Boa tarde, Chico Moreira

    O sobrenome Pál tem algum brasão?

    Grato

    Alexandre Pál

    • Chico Moreira Guedes

      Zsia, Alexandre! Bem-vindo.
      Infelizmente não sei responder sua pergunta por que não sou especialista nem em genealogia nem em heráldica.
      Imagino que se você colocar

      ‘família Pál’, no google talvez encontre alguma coisa.
      Abraço
      Chico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s